Aconteceu no dia 18 de julho de 2018, nas dependências da Escola Estadual Juíza Lourdes Trindade bairro Aviário, uma atividade diferenciada enfocando arte, patrimônio e cidadania. A parceria integra a programação do projeto “AVIAÇÃO: outro lado da margem” coordenado pela artista plástica feirense Maristela Ribeiro e envolvem docentes e discentes do IFBA, equipe MRA, artistas e alunos da escola. Objetiva-se realizar até o final de 2018, um levantamento identitário e estético sobre o cotidiano local. Os resultados da ação colaborativa serão reunidos em mostra expositiva na unidade escolar e no Museu Regional de Arte.

A oficina de Educação Patrimonial desenvolvida pela equipe MRA teve porfinalidade abordar a importância da preservação dos patrimônios locais em comunidades. Foram trabalhadas habilidades como interação, observação e comparação, a partir de leituras críticas sobre a realidade cultural feirense.

O método utilizado referenda os ensinamentos do mestre Paulo Freire e sua Pedagogia da Autonomia por meio de dinâmicas de grupo, oralidade e apresentações de imagens, conceitos, dados patrimoniais e audiovisuais do grupo Nação Zumbi, Beyoncé e Quixabeira da Matinha, embasando o questionar, a observação e a comparação de realidades.

A próxima etapa envolve entre os parceiros o Museu Casa do Sertão e seu projeto ‘O Museu Vai a Escola’ com a realização de montagem expositiva itinerante e ações educativas na Escola Estadual e no IFBA. Parabenizamos a  feirense Maristela Ribeiro pelas relevantes contribuições de socialização de saberes e fazeres  em nosso território.

Fotos aqui!